Turismo

em Uruana de Minas

Em Construção...

Em Construção...

Em Construção...

Em Construção...

Em Construção...

Em Construção...

Fique

por Dentro

         Uruana de Minas é um município do interior do noroeste de Minas Gerais. A sua população estimada em 2017 é de 3.818 habitantes. Está localizado a 250 km do Aeroporto Internacional de Brasília-DF e 620 km da capital do Estado, Belo Horizonte. A sua área demográfica 598,221 km².

     O povoado de Uruana se formou às margens do Ribeirão Sussuarana (nome de uma onça vermelha que existia na Região), no distrito de Garapuava, município de Unaí localizado numa região de terras férteis do município, denominada Vale do Urucuia (ou “Vão” do Urucuia denominação popular), banhada pelos Ribeirões Sussuarana, São Miguel, Jibóia, Pastos dos Bois, Galho, Pedras, dentre outros.

          O município é conhecido como a cidades das cachoeiras devido a grande quantidade de cachoeiras propícias para as praticar do turismo de natureza, ecoturismo, turismo de aventura e muito mais. A maior cachoeira do noroeste de Minas, com 144 metros de altura, encontra-se na divida entre as cidades de Uruana de Minas e Unaí, sendo mais próximo ao nosso município. Existem outras diversas cachoeiras como a do Galho, Buritizinho, Sussuarana, Pinduca, Campininha, Pedras, Pastos dos Bois, Curnixa, Camisa, Mandigueira, Garapa, Bebedouro, dentre outras. Possui ainda 3 quedas acima da cachoeira do Sussuarana, 1 queda acima da cachoeira da Jibóia e 3 quedas acima da cachoeira do Galho. Podemos contar também com as cachoeiras do entorno devido a proximidade do distrito de Sagarana, ao visitar os atrativos de Sagarana, os visitantes costuma consumir os serviços e produtos da cidade, os atrativos são: cachoeiras marques, meio, tamboril, boi preto, ilha, jiboinha, d’antas e barreiro.

            A arte da tecelagem e o tingimento são dois conhecimentos que caminham juntos na composição das peças produzidas pelas Associações que integram o Polo Central Veredas. Em Uruana de Minas, as artesãs buscam nas matas do cerradão as sementes, cascas, folhas e frutos, como  a casca do murici e do jatobá, a folha de manga, do baru, eucalipto, entre outros para a prigmentação do algodão. A tintura natural também é obtida de serragens (pó de madeira) e do aproveitamento de insumos, como a casca de cebola. A água utilizada para ferver as matérias-primas é encaminhada para uma fossa ecológica para ser tratada e só então é devolvida à terra, o que faz de todo o processo uma prática sustentável. O tingimento natural é um conhecimento ancestral indígena que segue presente em algumas áreas rurais no Brasil. Depois de tingir os novelos de fio de algodão que recebem, as artesãs os devolvem para as tecelãs das demais Associações. Uruana também conta com o trabalho de fiandeiras, tecelãs e crocheteiras.

       Os eventos artístico-culturais tradicionais são a festa de aniversário da cidade que reúne visitantes de toda a região para comemorar o aniversário de emancipação do município, as festas religiosas com missas, cultos e culinária típica e as cavalgadas que acontecem o ano todo desenvolvidas pelas Associações que homenageia a tradição sertaneja e tange o paladar dos foliões e visitantes.

(38) 3678-9090
ouvidoria@uruanademinas.mg.gov.br

Av. Brasília, 450 – Centro
CEP: 38630-000

07:30 às 11:30 & 13:00 às 17:00

© 2021 - Prefeitura Municipal de Uruana de Minas - MG | Todos os direitos reservados.

Skip to content